Кто женился на Guiomar Coutinho, Duquesa da Guarda?

Guiomar Coutinho, Duquesa da Guarda: Хронология статуса брака

Guiomar Coutinho, Duquesa da Guarda

Guiomar Coutinho, 5.ª condessa de Marialva e 3.ª condessa de Loulé que, pelo seu casamento, foi também Infanta e duquesa da Guarda. Nobre portuguesa, filha única de D. Francisco Coutinho, 4.º Conde de Marialva e de sua mulher D. Beatriz de Meneses, 2.ª condessa de Loulé.

Por carta de 18 de Junho de 1504, D. Manuel I permitiu que, na ausência de varão, esta filha pudesse herdar o património de ambos os progenitores.

O rei, entretanto, ajustara com o conde de Marialva o casamento desta opulentíssima herdeira com o seu próprio filho, D. Fernando, Duque da Guarda, o que tornaria o infante num dos maiores dignitários do Reino.

Com a morte de D. Manuel I, o projecto de casamento só foi implementado por D. João III mas, desde logo, o consórcio foi impedido porque D. João de Lencastre, 1.º Marquês de Torres Novas (neto por bastardia de D. João II), alegava ter já casado, em segredo, com a noiva.

Em 1529, a causa foi julgada contra o marquês, que entretanto estivera sempre preso, permitindo o casamento do infante com D. Guiomar Coutinho em 1530.

Deste casamento nasceram dois filhos:

  • Luísa de Portugal (1531 - 3 de outubro de 1534)
  • Filho sem nome (1 de agosto de 1533), morreu logo após seu nascimento.

O ano de 1534 foi fatal para esta família, uma vez que entre Outubro e Dezembro toda a família se extinguiu: a Infanta D. Luísa em 3 de Outubro, D. Fernando em 7 de Novembro e D. Guiomar a 9 de Dezembro.

A infanta ficou sepultada na Igreja de São Domingos, em Abrantes.

подробнее...
 
Wedding Rings

Infante Ferdinand, Duke of Guarda and Trancoso

Infante Ferdinand, Duke of Guarda and Trancoso

Фернанду Португальский (порт. Fernando; 5 июня 1507, Абрантиш — 7 ноября 1534, Абрантиш) — португальский инфант, сын короля Португалии Мануэла I и его супруги Марии Арагонской.

подробнее...